"Relatoria I"

>> sexta-feira, 22 de maio de 2009


RELATORIO DE ENSAIO DO GRUPO OTO (DIA 10/05)

O grupo OTO, esta em um importante momento de seus ensaios, é a hora de decidir sobre o que queremos discutir e ressaltar o que queremos ressaltar.
Neste ultimo ensaio fizemos o exercício de passar e receber o foco. Foi muito legal. Acho que nos do grupo estamos começando a pegar o jeito da coisa. A kessy, diz sentir mais dificuldade em fazer o exercício do foco do que a própria improvisação. Já a Vanessa achou mais fácil ultilzar o som ao passar o foco do que usar somente o corpo.
Logo depois partimos para uma discussão de textos que levamos para o ensaio que achávamos que tinha alguma relação com o tema escolhido: o trabalho. Os textos eram: esse desemprego de Bertolt Brecht ; e eu despedi o meu patrão de Zeca Baleiro; e logo depois fomos improvisar.
O primeiro improviso, foi feito por mim (Carol), pela Nadia e pela Vanessa baseando-se no primeiro texto citado. A primeira cena mostra um funcionário que contratava e descartava funcionários, e após rejeitar todos os candidatos para uma vaga, acaba perdendo o próprio emprego.
Já a segunda cena, improvisada pela kessy e pelo Cezar, baseados na musica do zeca baleiro causou certo estranhamento ao cantarem algo e encenarem uma coisa diferente do que cantaram. A musica diz sobre alguém que preferiu não vender sua força de trabalho, e os dois encenaram justamente o oposto, a venda da força de trabalho, tratando-a “abertamente” como se fosse uma mercadoria.
Depois disso, fomos improvisar as cenas do texto que já havíamos escolhido como basede Nossa reflexão no ensaio passado (A comedia do trabalho, da cia. do latão)
Logo no final do ensaio, grupo viu uma relação entra a musica "eu demiti o meu patrão" e a cena em que a vendedora de suco relata como conseguiu seu Lugar ao sol.
Alem disso, acredito que encontramos a pergunta do espetáculo:onde é , e como é que acaba o ciclo da exploração?


Ana Carolina (Carol)

0 comentários:

O Teatro Jornal

Uma das nove técnicas do Teatro do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Esta técnica permite a transformação de notícias de jornal, ou qualquer outro material sem propósito dramático, em cenas ou ações teatrais.

Mais sobre o Grupo

O Grupo Oficina de Teatro do Oprimido foi formado no ano de 2006, através das Oficinas Regulares de Teatro do Oprimido, do Projeto Teatro e Transformação Social, realizado pela Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina (FTO), no Centro Cultural Luppercio Luppi, na Zona Norte da cidade, também conhecida como Cinco Conjuntos.

Produção Do Grupo

2006- - Operário em Construção

2007 - Meu Pixaim (Teatro-Fórum)
Dia de Revista (Teatro-Fórum)

2008 - A Trágica História de Júlia Z

2009 - Valor de Troca

  © Blogger templates Shiny by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP