Novo Processo de Trabalho: Construção do Experimento Cênico "Valor de Troca"

>> sexta-feira, 22 de maio de 2009

É...2009, começamos um novo processo de trabalho. Uma nova montagem de um experimento Cênico. Teatro - Jornal...O grupo Gostou muito da experiência de "Julia Z" e olha nós aqui de novo...mais uma vez. Reflexão cênica sobre a crise e desemprego no Brasil, no mundo, em Londrina. Mobilização, Reflexão...Analise das noticias no palco. A baixo, cenas embrionárias do começo de expediente


A Noticia base é extremamente atual ( saiu no jornal O Globo, ainda este mes):um empregado que, depois de ter sido demitido, decidiu suicidar-se. Pode , a primeira vista, parecer um "conflito extremamente individual, mas a questão é ( e quase sempre é) Por que? ou melhor, quais as razões (sociais, objetivas), que levam um trabalhador a chegar a este grau de desespero, a ponto de querer acabar com sua visa?

As primeiras improvizações de cenas se sucedem de forma sempre surpreendente, surgem novos personagens operários e capitalistas, todas as seqüências são tratadas com espírito de comicidade, mas dialeticamente fazendo pensar e repensar múltiplos aspectos das relações trabalhistas e da luta de classes.



Além das noticias, estamos trabalhando com Leituras de Poemas de Brecht, Gullar e outros poetas que retarm esta luta (muito antinga) entre Capital X Trabalho. Um conflito, que não tem nada de abstrato. E só ir a qualquer agencia de empregos, em qualquer lugar do Brasil, para ver a concretude daquilo que estamos tratando. o Desespero é real, concreto. E nossa luta também. Falamos do desepero de um trabalhador, e de toda uma classe. Classe espoliada (também em sua subjetividade).Por tanto, (como alguns já insinuaram) este argumento de que este temática é muito abstrata para o TO não Cola. Não conosco.





0 comentários:

O Teatro Jornal

Uma das nove técnicas do Teatro do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Esta técnica permite a transformação de notícias de jornal, ou qualquer outro material sem propósito dramático, em cenas ou ações teatrais.

Mais sobre o Grupo

O Grupo Oficina de Teatro do Oprimido foi formado no ano de 2006, através das Oficinas Regulares de Teatro do Oprimido, do Projeto Teatro e Transformação Social, realizado pela Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina (FTO), no Centro Cultural Luppercio Luppi, na Zona Norte da cidade, também conhecida como Cinco Conjuntos.

Produção Do Grupo

2006- - Operário em Construção

2007 - Meu Pixaim (Teatro-Fórum)
Dia de Revista (Teatro-Fórum)

2008 - A Trágica História de Júlia Z

2009 - Valor de Troca

  © Blogger templates Shiny by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP