JULIA Z - Espetáculo de Teatro-Jornal - Estreia dia 08 de junho na Casa do TO em Londrina

>> quinta-feira, 22 de maio de 2008


O Grupo Oficina de Teatro do Oprimido (OTO), estréia dia 15 de junho de 2008 o espetáculo de Teatro-Jornal, "JULIA Z: Uma história como qualquer história", na Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido - na cidade de Londrina - às 16:00hs com entrada franca.


O Teatro Jornal é uma das técnicas do arsenal do Teatro do Oprimido. consiste na escolha de uma determinada notícia, publicada no meio impresso, que é discutida pelo grupo, procurando deste modo verificar quais os pontos que eventualmente sofreram censura, quais os interesses por detrás da informação ali contida, como as pessoas descreveriam o fato, etc.


As nove técnicas que integram este exercício foram preparadas como forma de conscientização durante a ditadura militar na qual vivia o Brasil, em 1971 - ano de sua elaboração. E ainda hoje é amplamente utlizada pelo Grupos de Teatro do Oprimido da cidade de Londrina.


A partir de uma única nota de Jornal, que narra o assassinato de uma garota de 14 anos na região norte da cidade, (região onde moram os integrantes do Grupo), o grupo procura refletir sobre as causas desta tragédia urbana e de milhares como estas que acontecem todos os dias em todos os lugares do mundo, e que embora sejam anunciadas, são ao mesmo tempo "ignoradas" e naturalizadas pela sociedade.

As fotos são do ensaio.


Além das técnicas do Teatro-Jornal, também estamos utilizando no espetáculo as técnicas do Teatro-Imagem.


"Julia Z: Uma história qualquer, como qualquer história"


14 anos reduzidos em uma nota de jornal... 14 anos de lutas, angústias, tragédias reduzidas a no maximo 7 lionhas em arial 12....e alguem lê?




"estranhem o que se apresenta como natural, pois no normal...há muito que se estranhar"









Read more...

ESPETÀCULO "DIA DE REVISTA" TEATRO-FÓRUM - TEATRO ZAQUEU DE MELO

Read more...

DIA DE REVISTA PARTE II - TEATRO ZAQUEU DE MELO

Read more...

O Teatro Jornal

Uma das nove técnicas do Teatro do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Esta técnica permite a transformação de notícias de jornal, ou qualquer outro material sem propósito dramático, em cenas ou ações teatrais.

Mais sobre o Grupo

O Grupo Oficina de Teatro do Oprimido foi formado no ano de 2006, através das Oficinas Regulares de Teatro do Oprimido, do Projeto Teatro e Transformação Social, realizado pela Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina (FTO), no Centro Cultural Luppercio Luppi, na Zona Norte da cidade, também conhecida como Cinco Conjuntos.

Produção Do Grupo

2006- - Operário em Construção

2007 - Meu Pixaim (Teatro-Fórum)
Dia de Revista (Teatro-Fórum)

2008 - A Trágica História de Júlia Z

2009 - Valor de Troca

  © Blogger templates Shiny by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP