2007 - UM DIA DE REVISTA

>> sexta-feira, 25 de abril de 2008


Um Dia de Revista”, foi o segundo espetáculo de Teatro-Fórum realizado pelo Grupo OTO.
O espetáculo de Teatro-fórum, discute uma situação que alguns interantes do Grupo passaram em sala de aula no início do ano letivo de 2007: uma revista policial realizada em sala de aula.

A peça, não tem como finalidade discutir o mérito da Revista Policial em si, se ela é ou não de fato necessária, mas sim a abordagem dos policias, seus métodos e seu despreparo no trato com alunos em sala de aula.





O espetáculo foi apresentado muitas vezes no Circuito Teatro do Oprimido (ação do projeto Teatro e Transformação Social, de os grupos populares de Teatro do Oprimido, levam seus espetáculos de Teatro-Fórum para várias comunidades de Londrina), e quase todas, além dos temas propostos para discussão, o espetáculo suscitou debates sobre a (in)segurançã pública, que assola as comunidades carentes.


Com as apresentações em esclas públicas, o grupo polarizou um DEBATE TEATRAL sobre segurança na escola, reunindo professores, alunos e toda a comunidade escolar. Tendo em vista, a nova onda de violência nas escolas das periferias de Londrina, principalmente os recentes acontecimentos em colegios da Região Norte da Cidade, o Grupo prepara uma nova montagem da peça e convidará novamente toda a comunidade escolar para uma nova Série de DEBATES TEATRAIS, procurando encontrar novas alternativas para o Problema.



Elenco:

Paulo César
Layra Bander
Kessy Cristini
Vanessa
Angelita

Direção: Glauco Garcia

Read more...

UM POUCO DE HISTÒRIA - OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO


O primeiro processo cênico do Grupo OTO, foi o "Operário em Construção", em 2006, dirigido por Glauco Garcia. A peça, como a formação do próprio Grupo, que atua na Região Norte da cidade, foi resultado do Projeto "Teatro e Transformação Social" , realizado Pela Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (PROMIC).

O espetáculo, baseado no poema de Vinícius de Moraes, reflete fielmente (e com muito Lirismo) os dilemas e conflitos por muitos trabalhadores da região Norte de Londrina: Trabalhadores, ligados à construção civil, que muitas vezes não têm o mínimo de amparo legal.




Mais do que um espetáculo Poético, " Operário em construção" foi um espetáculo-denuncia".


Além de ter o primeiro contato as formas de produção teatral, o grupo teve contato com metodologia do Teatro do Oprimido e com o "Sistema Curinga de Representação". Um Sistema de Representação Teatral criado por Augusto Boal, que foi largamente utilizado do Grupo Arena de Teatro, nas décadas de 60 e início de 70.



Operário em Construção foi apresentado dezenas de vezes na cidade de Londrina: em Ruas, praças, Centros Comunitários e teatros.
Elenco da Primeira Montagem:
Angelita
Kessy
Paulo César
Direção e Curingagem: Glauco Garcia.
Ano: 2006/07

Read more...

O Teatro Jornal

Uma das nove técnicas do Teatro do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Esta técnica permite a transformação de notícias de jornal, ou qualquer outro material sem propósito dramático, em cenas ou ações teatrais.

Mais sobre o Grupo

O Grupo Oficina de Teatro do Oprimido foi formado no ano de 2006, através das Oficinas Regulares de Teatro do Oprimido, do Projeto Teatro e Transformação Social, realizado pela Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina (FTO), no Centro Cultural Luppercio Luppi, na Zona Norte da cidade, também conhecida como Cinco Conjuntos.

Produção Do Grupo

2006- - Operário em Construção

2007 - Meu Pixaim (Teatro-Fórum)
Dia de Revista (Teatro-Fórum)

2008 - A Trágica História de Júlia Z

2009 - Valor de Troca

  © Blogger templates Shiny by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP